sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Memórias de uma Gueixa


Excetuando-se o célebre O Auto da Compadecida, que para mim, é insuperável, Memórias de uma Gueixa se mostra um dos melhores filmes dos últimos tempos. Belíssimo! Puro bom gosto e sofisticação. Destaque para a cena onde a ainda menina Chyo conhece o Presidente. Existe cena com uma sensibilidade mais aflorada quanto essa? Dizem que é uma versão oriental de Cinderela. Não concordo que o filme seja clichê a esse ponto. Também tem toda a questão de ser uma produção americana, o que causou certa defasagem da tradição e da cultura japonesa, até certa indignação por parte deles. Porém, nada que não tenha sido recompensado pelo resultado final! Mereceu cada Oscar que ganhou, especialmente o de Fotografia, que por sinal, foi um item que não deixou a desejar em absolutamente nada. Todavia, como não tenho a menor pretensão de ser nem aspirante a crítica de cinema, meu intuito aqui é de destacar alguma das principais frases desta adaptação da obra de Arthur Golden, que revelam todo o fantástico mundo das gueixas, marcado por conflitos e contradições. Bom, contando não tem graça! Leiam com seus próprios olhos! Não esqueçam de saborear...


"Não nos tornamos gueixas para buscar nosso destino. Nos tornamos gueixas porque não temos escolha. O que você acha? Que uma gueixa pode amar? Nunca!".


"Você só se pode considerar uma gueixa quando fizer um homem parar com apenas um olhar."


"Gueixas não são cortesãs, e também não são esposas. Vendem suas habilidades, não seus corpos... A palavra 'Gueixa' significa 'Artista', e ser uma gueixa é ser julgada como uma obra de arte ambulante".


"Ela pinta a face para esconder o rosto, seus olhos são águas profundas. Gueixas não têm desejos. Gueixas não têm sentimentos. A gueixa é uma artista de um mundo imaginário. Ela dança. ela canta, ela o entretém. O resto é escuridão. O resto é segredo."


"Não devemos esperar a felicidade. É um presente que não merecemos".


"Não podemos pedir ao sol mais sol, ou à chuva menos chuva... para os homens, as gueixas são apenas meias-esposas, as esposas da noite. Mesmo assim, conhecer a bondade depois de tanta maldade, ver que uma menina mais corajosa do que parecia teria suas preces atendidas, isso não é o que chamamos de felicidade? Afinal, essas não são as memórias de uma imperatriz ou de uma rainha... são memórias de outra espécie... ''.


Brenna, a Pata.

4 comentários:

Unknown disse...

minha prometido mas linda do mundoo...
uhuhuaUA
te amo viu princesaaa..
bjuss

De repente, Pagu! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lica de Oliveira disse...

Texto muito bem escrito.Quem nunca viu o filme, como eu, fica com vontad e de ver, quem já viu pode opinar sobre...bem bolada a idéia de destacar as melhores frases.Amei!

Lívia Maria

Anônimo disse...

É mais que uma frase ou um poema é uma reflexão uma lição de vida...